5 de fevereiro de 2015

Porto Madero - Porto Prime Burguer: eu fui

Domingo passado saí para comer uma das coisas que eu mais gosto: hambúrguer. Quem não gosta, né? Quando eu era mais nova e menos exigente, gostava das grandes redes de fast food. Hoje em dia tenho sido mais seletiva. Se é para sair da dieta (hipoteticamente, claro, porque na prática nunca entrei nela) e comer um hambúrguer gordinho, que seja algo delicioso, e não um sanduíche pasteurizado feito com pressa e comido com mais pressa ainda, num ambiente mega barulhento ou insalubre como a praça de alimentação de um shopping. 

Pois é, tô velha, por isso está cada vez mais difícil acompanhar esse mundo corrido e barulhento. Tenho apreciado e desfrutado bastante os poucos momentos de silêncio, desaceleração e calma para comer. Foi nesse clima que terminei meu domingo no Porto Madero

O ambiente é praticamente dois em um: quem quer agito, risadas, animação - e consequentemente mais barulho - fica na parte externa, uma varandinha agradável de frente para a praia. Quem busca um clima mais intimista fica na parte de dentro, que foi a minha escolhida. Ar condicionado, guardanapos de tecido, silêncio e a possibilidade de observar a cozinha, já que apenas uma parede de vidro a separa do salão.    

O menu especial do Porto Prime Burger tem um preço fixo: entrada + hambúrguer por 25 reais. Somente duas opções de cada, o que me agrada por dois motivos: o primeiro é passar a impressão de que os dois são realmente bem feitos e especiais, e o segundo é que ajuda pessoas indecisas a escolher - quanto menos opções, menos dilema! 

As entradas são essas aqui: 



Mozzarela Sticks: "bastões de mozzarela empanados na farinha temperada, sequinhos e crocantes, servidos com maionese de tomate confitado com ervas". Crocantes: check. Gostosos: check. Sequinhos: não tanto quanto prometido... E o queijo escapou um pouco demais na fritura também, então aquela expectativa de morder essa casquinha crocante e encontrar dentro dela um delicioso puxa-puxa foi relativamente frustrada, já que cada bastão tinha alguns pontos com queijo e outros praticamente sem nada, quase só com a casquinha. No geral, gostoso. Ah sim: não vem só três não, eu já tinha comido antes de bater a foto (fome). 


A outra opção: Sweet Chilli Fries, "chips de batata doce frita servida com cheddar cremoso e molho chilli picante, acompanha creme azedo". Quando eu penso em chips, a primeira coisa que vem à cabeça é uma rodela bem sequinha e bem crocante - essa deixou um pouco a desejar nos dois quesitos. Como a mozzarela da outra opção de entrada, estava mais gordurosa do que o esperado. E quase nada crocante - mais pra molenga mesmo. Não perdeu a graça por isso, já que o molho estava delicioso. Se você tem pé atrás com pimenta pode apostar nesse, porque a medida dela é só para acrescentar sabor sem arder quase nada, então fica leve e saboroso. O cheddar coroa bem, os sabores combinam. Apesar de constar no cardápio, não veio com o creme azedo - pena, porque eu adoro. E só percebi em casa, olhando as fotos, então nem pude pedir ao garçom...

Eis que não havíamos chegado nem à metade das entradas quando vem o garçom com os hambúrgueres. Situação: não sabia se largava a entrada para comer o hambúrguer antes que ele esfriasse, se deixava o hambúrguer de lado enquanto terminava para que as próprias entradas não esfriassem... Achei fail. 

O timing da mesa é muito importante para o serviço de forma geral. Tem coisa mais chata do que estar acompanhada e seu prato chegar num tempo diferente do que o da outra pessoa, por exemplo? Você come antes e a pessoa fica olhando? Faz a fina e espera o outro prato chegar, mas come comida morna-fria? Mesma coisa com o tempo de cada passo da refeição: a entrada é para ser saboreada com calma, para iniciar as conversas, para tomar uma cerveja, etc. Depois de acabar aí sim, podem vir os pratos - tudo leve, tudo com calma. Melhor que lotar a mesa de comida e deixar todo mundo confuso. O resultado foi que apressei e engoli rápido a entrada para pegar logo o hambúrguer antes que esfriasse muito.

Como já tinha falado, também são duas opções:



Gorgo burger, "burger de 180g, queijo gorgonzola, servido com cebola caramelizada na cerveja colorado Appia - levemente adocicada, acompanha salada de tomate e alface americana". Veredicto: muito gostoso, sensacional mesmo. Carne perfeita, úmida, ao ponto, cebolas docinhas, combinando muito bem com o gorgonzola. Pontos negativos: o pão era bom também, mas poderia vir aquecido, e não veio com alface americana como prometido no cardápio - dá para ver na foto (apesar da baixa qualidade de todas do post, porque estava bem escuro e com flash ficou pior ainda) que a alface foi a crespa da salada do dia-a-dia.


  

A outra opção era o BR Juicy Lucy: "dois burgers bovinos de 90g, recheados com queijo do reino, envoltos na trança de bacon, servido com rúcula e tomate". O que ganha a gente é o ponto da carne, perfeito. Mas o restante estava meio nhé. O queijo meio ressecado, a "trança de bacon" que na verdade foi uma fatia pequena... Bem diferente da foto de divulgação, onde tudo parecia mais apetitoso. E de novo nada de rúcula, só alface mesmo. É um detalhe, ok, mas sobre o qual eu gostaria de ter sido avisada. 

Só para dar um gostinho do ponto da carne, tão elogiado: 


Mesmo com a foto ruim dá para ver que a carne está rosadinha, úmida, macia e chega de adjetivos porque já está me dando fome novamente. E repare que estou segurando o sanduíche com a mão - aliás, que mania contemporânea é essa nossa de servir sanduíche com garfo e faca? É tão melhor comer com as mãos, sem desmontar. Fica até mais gostoso. 

Para acompanhar, nada melhor:  

  
O balde é Budweiser e o copo é Devassa, mas a cerveja era a Antarctica Original (uma coisa meio Chaves no episódio dos sucos). Custou 9,90 cada. 

No geral eu gostei. Tem pontos a melhorar ainda, mas eu voltaria para comer, fã de hambúrguer caseiro (artesanal? gourmet?) que sou. O ponto da carne e o atendimento - exceto pelo timing da refeição, sempre eficiente, rápido e atencioso - me ganharam. O festival acontece todos os domingos à noite, e estou torcendo para que os hambúrgueres entrem de vez no cardápio! 
    
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário